Rateio em condomínio. Está aí uma palavra que as vezes não é tão confortável ao morador de condomínio. Isto porque trata-se de um assunto que gera muitas dúvidas entre os proprietários.
Independente de gostar ou não, ele é importante para manter as contas, fazer benfeitorias, realizar manutenções e conservações do empreendimento. E claro, sempre de maneira justa para todos!
Rateio em condomínio nada mais é do que uma divisão de parte das despesas do condomínio entre todos os proprietários das unidades condominiais para cobrir os gastos comuns do condomínio, tais como manutenção e decoração das áreas comuns, limpeza, segurança, salários dos funcionários, entre outras.
Existem duas formas principais de realizar tal iniciativa: por fração (percentual de área que o proprietário possui dentro do condomínio) ou igualitário.
O Rateio em condomínio por fração é realizado com base na fração ideal de cada unidade. Isso significa que cada condômino paga uma porcentagem das despesas de acordo com a área total do condomínio e a área da unidade de cada condômino. Dessa forma, as unidades maiores pagam mais do que as unidades menores.
Por outro lado, o rateio igualitário divide as despesas igualmente entre todos os condôminos, independentemente do tamanho da unidade.
Sempre vale ressaltar que a escolha deve ser definida em assembleia pelos condôminos, seguindo o que determina a lei.
Vale a pena ressaltar que o Rateio em condomínio deve ser muito bem planejado e devidamente acordado entre os condôminos, pois contribui para que a saúde financeira do empreendimento se mantenha sempre em dia, garantindo mais segurança, conforto e qualidade de vida aos moradores e funcionários.
Rafael Zanin ~- Presidente da Assincon