Já ouviu aquela expressão: “A primeira impressão é a que fica?
Pois bem, é uma realidade que permeia todas as esferas da sociedade, e claro, no condomínio não seria diferente.
Por isso, mais do que uma bela fachada, o porteiro é, sem dúvida alguma, o cartão de visitas. É ele quem causa a primeira impressão de quem chega ao empreendimento.
Este nobre colaborador tem outras funções, que em diversos momentos, se confundem com as do zelador e as do próprio síndico.
Na coluna desta semana, quero elencar algumas atribuições desse profissional, para que não haja desvio da função, que é uma prática contrária às normas trabalhistas.
Importante frisar que o porteiro permaneça o tempo todo no seu posto, só se ausentando em casos de extrema urgência. Além disso, ele também precisa saber o que deve ser feito em situações de emergência, como quebra de elevador quando não houver mais nenhum funcionário em atividade, o aparecimento de um foco de incêndio ou se houver uma pessoa estranha rondando o condomínio.
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Veja a seguir as principais funções do porteiro:
Conceder acesso aos visitantes
O porteiro deve coletar os dados do visitante, como o nome completo e o número de algum documento de identificação e entre em contato com o morador que aquela pessoa vai visitar perguntando se o visitante pode entrar no condomínio ou não. Para maior segurança, comunique-se apenas por meio de um interfone.
Conceder acesso aos prestadores de serviço
Além dos visitantes, o porteiro também concede acesso aos prestadores de serviço. Contudo, mesmo que esses profissionais estejam uniformizados, o porteiro só pode deixá-los entrar após receber autorização do morador da residência na qual aquelas pessoas vão fazer o serviço.
Caso o prestador de serviço vá fazer algum trabalho no próprio condomínio, o porteiro precisa perguntar para o síndico ou para o zelador se aqueles profissionais podem entrar. Após ter deixado o profissional entrar, o porteiro deve fazer um registro com o nome completo e dados da pessoa.
Porteiro e suas funções: Receber cartas e encomendas
Nesse caso, ele recebe as correspondências do carteiro e as organiza de acordo com o sistema do condomínio, que pode ser a distribuição em mãos conforme o morador passa pela portaria, colocar as cartas nas caixas de correspondências de cada apartamento ou por debaixo da porta da unidade (geralmente feito pelo zelador).
O porteiro também é responsável por avisar os moradores quando chega algum pedido de delivery, Informa Rafael Zanin Diretor da Empresa Villa Nova Condominios.
Guardar o livro de ocorrências
Quando há um livro de ocorrências físico do condomínio, no qual ficam catalogadas as queixas dos moradores, geralmente fica guardado na portaria.
Sempre que um condômino pedir para escrever uma reclamação nesse livro, o porteiro precisa avisar o síndico. É importante que o porteiro peça para os moradores assinarem as queixas.
Isso evita que um condômino tente prejudicar o outro e também facilita a identificação do morador, caso o síndico precise tirar alguma dúvida sobre aquela reclamação
Fonte: guarulhosemdestaque.com.br
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