Blog

Porteiro e suas funções: Conheça Suas Responsabilidades no Condomínio

Porteiro e suas funções - Rafael Zanin

Já ouviu aquela expressão: “A primeira impressão é a que fica?

Pois bem, é uma realidade que permeia todas as esferas da sociedade, e claro, no condomínio não seria diferente.

Por isso, mais do que uma bela fachada, o porteiro é, sem dúvida alguma, o cartão de visitas. É ele quem causa a primeira impressão de quem chega ao empreendimento.

Este nobre colaborador tem outras funções, que em diversos momentos, se confundem com as do zelador e as do próprio síndico.

Na coluna desta semana, quero elencar algumas atribuições desse profissional, para que não haja desvio da função, que é uma prática contrária às normas trabalhistas.

Importante frisar que o porteiro permaneça o tempo todo no seu posto, só se ausentando em casos de extrema urgência. Além disso, ele também precisa saber o que deve ser feito em situações de emergência, como quebra de elevador quando não houver mais nenhum funcionário em atividade, o aparecimento de um foco de incêndio ou se houver uma pessoa estranha rondando o condomínio.

 

Aproveite para ler outros Artigos:

 

 

Veja a seguir as principais funções do porteiro:

Conceder acesso aos visitantes

O porteiro deve coletar os dados do visitante, como o nome completo e o número de algum documento de identificação e entre em contato com o morador que aquela pessoa vai visitar perguntando se o visitante pode entrar no condomínio ou não. Para maior segurança, comunique-se apenas por meio de um interfone.

Conceder acesso aos prestadores de serviço

Além dos visitantes, o porteiro também concede acesso aos prestadores de serviço. Contudo, mesmo que esses profissionais estejam uniformizados, o porteiro só pode deixá-los entrar após receber autorização do morador da residência na qual aquelas pessoas vão fazer o serviço.

Caso o prestador de serviço vá fazer algum trabalho no próprio condomínio, o porteiro precisa perguntar para o síndico ou para o zelador se aqueles profissionais podem entrar. Após ter deixado o profissional entrar, o porteiro deve fazer um registro com o nome completo e dados da pessoa.

Porteiro e suas funções: Receber cartas e encomendas

Nesse caso, ele recebe as correspondências do carteiro e as organiza de acordo com o sistema do condomínio, que pode ser a distribuição em mãos conforme o morador passa pela portaria, colocar as cartas nas caixas de correspondências de cada apartamento ou por debaixo da porta da unidade (geralmente feito pelo zelador).
O porteiro também é responsável por avisar os moradores quando chega algum pedido de delivery, Informa Rafael Zanin Diretor da Empresa Villa Nova Condominios.

Guardar o livro de ocorrências

Quando há um livro de ocorrências físico do condomínio, no qual ficam catalogadas as queixas dos moradores, geralmente fica guardado na portaria.

Sempre que um condômino pedir para escrever uma reclamação nesse livro, o porteiro precisa avisar o síndico. É importante que o porteiro peça para os moradores assinarem as queixas.

Isso evita que um condômino tente prejudicar o outro e também facilita a identificação do morador, caso o síndico precise tirar alguma dúvida sobre aquela reclamação

Fonte: guarulhosemdestaque.com.br

Compartilhe
Rafael Zanin

Rafael Zanin

Rafael Zanin - Diretor da ASSINCON. Administrador de empresas com especialização em administração de condomínios e conflitos. Atua na área condominial desde 2005. Trabalha também como perito judicial, corretor de imóveis e lidera uma equipe de Síndicos Profissionais. Fundador do Grupo Novo, um grupo empresarial composto por diversas empresas prestadoras de serviços na área imobiliária. Apresentador do “Momento Condominial” Todas as Segundas ⏱ 20:30h no canal 508 VIVO, 3 NET/CLARO, 28 SKY/OI.

Sobre a Villa Nova Condomínios

A Villa Nova é especialista em administração de condomínios de casas, apartamentos e unidades comerciais, oferecendo ao síndico e moradores um serviço profissionalizado e fundamental para uma boa gestão do andamento condominial.

Oferecemos ao síndico e moradores um serviço profissionalizado e fundamental para uma boa gestão do andamento condominial.

Com mais de uma década de experiência no setor, a Villa Nova é referência quando o assunto é administradora de condomínios, prestando atendimento personalizado e trabalhando em prol de suprir as demandas individuais de cada edificação em específico. Saiba mais, entrando em contato!

Guarulhos e Região Metropolitana

Taubaté e Vale do Paraíba

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *