Apesar de ser uma festa aguardada por boa parte dos brasileiros, o Carnaval em condomínio acende o sinal de alerta dos síndicos.
E por que? Simples. O feriado prolongado faz com que as crianças fiquem de folga, visitas de familiares dos moradores, festas no local, ou seja, aumenta a quantidade de pessoas circulando no condomínio.
Por este motivo, é fundamental reforçar a segurança e relembrar os porteiros da importância de identificar e cadastrar corretamente todos os visitantes. Nesta época, evite a entrada de entregadores, obras e reformas nas unidades, pois se trata de um período de feriado e descanso da grande maioria dos condôminos.
Outro ponto que gera desconforto é em relação ao uso da piscina. Como todos estão festejando, pode ocorrer de parentes e amigos manifestarem a vontade de utilizar a piscina. Minha dica é objetiva: Faça valer o que está previsto em regimento ou deliberado em assembleia.
Há também situações de conflito causadas pela disputa do salão de festas. Para evitar problemas, muitos regimentos proíbem a reserva do espaço durante os dias festivos. O síndico pode ainda promover uma festa coletiva do condomínio para estimular a confraternização entre os vizinhos e assim evitar brigas.
Para encerrar os cuidados no Carnaval em condomínio, o síndico deve certificar-se de lembrar os moradores sobre a forma e horário de uso dos espaços no condomínio, as regras para o uso de elevadores e a necessidade do acompanhamento de crianças pequenas na nas áreas comuns e principalmente na piscina.
São dicas preciosas para passar esta época de maneira leve.
Rafael Zanin- Presidente da ASSINCON
Representante do CRA-SP em Guarulhos