Em tempos de sustentabilidade e preocupação com o meio ambiente, um tema específico parece estar em evidência: a fatura digital, ou, às vezes, chamada de fatura verde.
Tendo em vista que os meios digitais estão dominando os aspectos da vida cotidiana e o uso consciente dos recursos naturais têm se tornado uma necessidade, tanto empresas, quanto consumidores, priorizam a manutenção de dados e informações em ambientes virtuais.
A versão digital da fatura apresenta exatamente as mesmas informações que a versão impressa e pode ser enviada para o e-mail indicado pelo consumidor.
As vantagens da fatura digital
Com a crescente necessidade de melhorar a comunicação com seus clientes, as empresas – aí incluídas desde instituições financeiras a empresas prestadoras de serviços – já aderiram ao envio de faturas digitais. Diversas campanhas são desenvolvidas e até mesmo benefícios concedidos para quem aceitar receber a fatura digital.
Além disso, não haverá nenhum tipo de atraso de entrega da fatura, sem contar o livre acesso a qualquer instante pelos sistema digitais, facilitando consultas, emissão de 2ª via, entre outros. Consequentemente, permite ao consumidor acompanhar a posição da fatura, evitando surpresas e possibilitando maior organização financeira.
As vantagens acima, certamente, resultam em uma considerável diminuição da inadimplência. As possibilidades de esquecimento, atraso ou perda da fatura são significativamente menores, já que o consumidor acessa frequentemente as plataformas digitais.
Assim é a fatura digital. Ainda controversa, mas cada dia mais aceita, com o tempo e a necessidade de consciência ambiental, as partes envolvidas (empresas e consumidores) passarão a entender e aderir aos benefícios da tecnologias, já que é bom para quem envia e para quem recebe.
É uma forma prática, rápida, segura e sustentável de receber sua conta. O consumidor fica em dia com as suas contas e com a natureza.
Para conhecer mais sobre o mercado, como melhorar a experiência do consumidor e os direitos de cada um, acompanhe a Villa Nova Condomínios e converse conosco sobre o que aprendeu por aqui.
Como funciona o recebimento da fatura digital?
Geralmente, você opta por essa fatura diretamente no site da empresa prestadora de serviços. Então, a via impressa deixa de ser emitida e enviada pelos Correios.
Todos os meses, com um espaço de tempo confortável até a data de vencimento, você tem, na sua caixa de entrada de e-mails, a fatura em versão digital protegida por senha, emitida com a descrição dos serviços, valor e código de barras para pagamento. Todas as informações são iguais às que seriam enviadas na versão impressa.
É possível, inclusive, optar pelo débito automático ou pelo pagamento recorrente no cartão de crédito, para facilitar ainda mais a sua vida. Na fatura, também consta o código que deve ser informado no seu aplicativo do Internet Banking. Juntando esses dois serviços, você tem o máximo de praticidade possível: não precisa se preocupar em receber a conta, nem com o vencimento.
Quais são os benefícios de receber a fatura digital?
A maior vantagem da fatura por e-mail é sua organização financeira. Com ela, você tem mais controle sobre seus pagamentos.
Para muitas pessoas, fazer a programação das contas ainda é uma dificuldade. Com a opção de uma fatura digital, fica mais fácil salvar os arquivos mensais em uma pasta, junto a cada comprovante de pagamento efetuado na sua conta. Isso ajuda a não fazer pagamentos duplicados e a resgatar comprovantes sempre que precisar — sem necessidade de acúmulo de papéis velhos guardados em pastas e armários.
Além disso, há outros benefícios em receber sua fatura por e-mail ou SMS. Confira os 6 principais a seguir!
1. Mais praticidade e conforto
Você pode receber a sua fatura por e-mail ou o alerta por SMS (com o código de barras para pagamento) e ter mais agilidade no seu dia a dia. Não é necessário digitalizar documentos, muito menos de ir a bancos e casas lotéricas para fazer o pagamento presencial — você pode usar o aplicativo do seu banco ou cartão de crédito. Aliás, pode até deixar o débito ou crédito programado todos os meses.
Imagine não ter que se programar para ir ao banco ou pegar filas para pagar contas?! Essa é uma realidade completamente nova!
2. Não há necessidade de digitalização
Muitas vezes, para enviar comprovantes ou simplesmente para arquivamento, você tem que digitalizar suas faturas e recibos de pagamento. Para deixar isso no passado, basta arquivar o documento que você recebe por e-mail e o comprovante emitido na hora do pagamento online.
Dê adeus a aplicativos de digitalização e scanners usados somente para esse fim, já que você já vai receber sua fatura em versão digital.
3. Mais organização financeira
Ter um aplicativo ou uma planilha de gastos é a melhor forma de planejar suas contas. Assim, você tem uma boa visualização de tudo o que tem para pagar, embora alguns serviços sofram pequenas variações de valor conforme você usa — o telefone, por exemplo, pode ter acréscimos de acordo com suas ligações.
Ao receber sua conta em meio digital, você conta com antecedência no seu planejamento. Assim, é possível se organizar e já deixar o valor previsto no seu orçamento mensal, de acordo com o que chegou na sua fatura por e-mail.
Além disso, como dissemos, pode eliminar a preocupação com data de vencimento, filas bancárias e possíveis custos a mais com juros e multas por atraso no pagamento (imagine esquecer de pagar a conta no dia ou ter que atrasar a ida ao banco por algum imprevisto).
A maneira mais prática de se organizar financeiramente é receber sua fatura por e-mail, colocar sua conta no débito automático ou no crédito recorrente e manter apenas seu controle de gastos atualizado.
4. Mais segurança das suas informações
As correspondências físicas estão sempre sujeitas a extravio ou violação. Qualquer pessoa que pegue uma carta pode, eventualmente, abri-la, mesmo sabendo que isso é ilegal. Há, inclusive, risco de usarem seus dados indevidamente, pois uma fatura física constitui um comprovante de endereço válido legalmente.
Já explicamos, no começo deste artigo, que o nível de segurança da fatura por e-mail é bem maior, pois apenas você tem acesso ao conteúdo da sua caixa de entrada e os arquivos enviados são protegidos por senha, para que ninguém visualize indevidamente sua fatura e seus dados.
5. Não há risco de atrasos no recebimento
O envio da fatura por e-mail é bastante antecipado: assim que ela é fechada, é emitida para sua caixa de entrada. Você não depende de toda a logística de entrega, nem se sujeita a extravios ou possíveis greves dos Correios. Quer coisa melhor do que não correr risco de ter que pagar juros ou multas em função de atrasos no recebimento das suas faturas?
Além disso, você tem a informação do valor com bastante antecedência e pode questionar qualquer cobrança da qual não se lembre, antes mesmo do vencimento.
6. Redução do consumo de papel e desperdício
Hoje, muito se fala em consciência ambiental, e não é à toa: o que fazemos repercute ao nosso redor. Nossas ações devem ser pensadas, pois vivemos no mundo que consumimos. Quanto mais cuidados tomarmos para a preservação do planeta, melhor.
Assim sendo, por que utilizar recursos impressos quando podemos usar os meios digitais sem nenhuma perda? Ninguém sai no prejuízo usando a fatura por e-mail, pelo contrário: há muito mais vantagens! Então, vamos reduzir o consumo de papel e diminuir a exploração do meio ambiente, evitando o desperdício.
Uma resposta