Cuidar do nosso dinheiro já é um desafio enorme, que dirá tratar do dinheiro dos outros. Falando de condomínio, mais precisamente sobre a gestão financeira do condomínio, o síndico deve ter todo o cuidado afim de evitar, ao máximo, que falhas ocorram.
Primeiramente, quem administra necessita ter uma boa gestão financeira do condomínio, tornando a gestão eficaz, com bons resultados nas obrigações, e claro, nas benfeitorias, manutenções do empreendimento.
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Atenção! Muito cuidado com o que você diz nas redes sociais!!
Uma organização saudável influenciará positivamente a qualidade de vida dos condôminos.
Esta é a receita do bolo, mas, sabemos que nem sempre ela é seguida à risca. Às vezes, o síndico se atenta a uma parte desta gestão, deixando outra de lado.
Por isso, separei 3 erros que podem acontecer numa administração condominal. Veja!
Nesse sentido, para você se atentar a esses erros, abaixo separamos os principais. Confira!
- Não ter uma previsão orçamentária
A apresentação da peça orçamentária anual é uma obrigação do síndico, prevista no Código Civil (Art. 1.348, parágrafo VI).
O síndico deverá convocar anualmente uma assembleia para aprovar a previsão orçamentária. Porém, ainda há muitos condomínios que seguem sem esse norte financeiro obrigatório, infringindo a lei e deixando o condomínio à deriva.
Além disso, é fundamental que este planejamento reflita a realidade do condomínio ao longo dos 12 meses.
Considerar o histórico de inadimplência, manutenções previstas, ações trabalhistas em trâmite, são alguns critérios vitais que devem constar no planejamento.
- Não fazer acompanhamento orçamentário mensal
Esta ação consiste em simplesmente comparar, mês a mês, o que foi orçado na previsão com o que foi efetivamente realizado em termos de receitas e despesas.
Um acompanhamento efetivo protege o orçamento de desvios dos valores orçados, para mais ou para menos, e quais ações corretivas podem ser tomadas tempestivamente.
- Não manter o fundo de reserva
Não ter um fundo de reserva significa que o condomínio não tem dinheiro para emergências e isso é outro erro grave.
Por isso, é importante que o conselho e os condôminos acompanhem se a arrecadação está sendo feita bem como os saldos no balancete mensal.
Vale frisar que o fundo de reserva deve ser para emergências reais e o valor ser recomposto.
Se o condomínio não possui fundo de reserva e alguma emergência acontecer, o síndico deve convocar uma assembleia para que seja aprovado um rateio extra entre os condôminos para cobrir a despesa.