Blog

5 dicas para garantir o controle de pragas urbanas no condomínio

5 dicas para garantir o controle de pragas urbanas no condomínio

Não há como escapar: onde houver um aglomerado humano, existirão pragas que encontram no ambiente urbanizado condições permanentes de abrigo e alimento. Por essa razão, não se pode abrir mão do controle de pragas urbanas, pois insetos, roedores e outros seres se proliferam com rapidez.

Condomínios são particularmente sensíveis a ocorrências dessa natureza e, assim, devem garantir medidas eficientes para manter as populações de pragas em níveis mínimos. Na verdade, essa é a meta do controle, já que não há meios efetivos para a eliminação total.

Continue a leitura e conheça as principais dicas para garantir o controle de pragas urbanas no condomínio.

Elimine fontes de atração

O primeiro passo é realizar um bom diagnóstico da realidade local e identificar as possíveis fontes de atração. Por exemplo, a prática de deixar lixeiras destampadas, sejam individuais, sejam coletivas, é um forte atrativo para baratas e roedores.

Uma vez conhecidos os principais fatores de atração, elabore estratégias institucionais do condomínio para evitar, inibir ou eliminar essas fontes. Um trabalho de esclarecimento e orientação para funcionários e moradores será imprescindível.

Faça vistorias frequentes

A presença de pragas urbanas é relativamente constante, com pequenas variações sazonais. Portanto, as vistorias precisam ser frequentes de modo a aumentar a possibilidade do contato visual, confirmando a existência e levando à busca do foco para sua eliminação.

Para esse fim, os moradores podem informar sempre que observarem a ocorrência na área interna do condomínio. Essa participação tende a oferecer uma proatividade importante na eficiência do controle. Você provavelmente já faz a inspeção predial e, agora, deve incorporar mais uma.

Contrate uma empresa especializada

Controle de pragas urbanas é assunto para especialistas, principalmente porque, em algum momento, poderá ser necessário o uso de produtos químicos para o combate. É preciso, no entanto, certificar-se de que a empresa contratada esteja licenciada pela Vigilância Sanitária do seu município.

Assim, solicite uma cópia da licença ou do alvará sanitário da terceirizada em questão. Nunca corra o risco de contar com um serviço clandestino para esse fim, pois o resultado poderá ser, no mínimo, pouco eficaz e, ao mesmo tempo, ilegal e com risco de contaminação para pessoas e pets no condomínio.

Estimule a participação dos condôminos

A grande força-tarefa permanente é constituída pelos próprios moradores do condomínio. Para estimular a participação, faça uso da comunicação, promova palestras de orientação, distribua cartilhas pelas redes sociais ou por grupos internos de condôminos.

Outra iniciativa interessante é sempre noticiar quando uma medida de sucesso no controle de pragas resultar da informação de um morador. Fortalecer a participação de cada um traz melhorias para todos. Afinal, não é essa uma das regras máximas dos condomínios?

Promova desinfestação periódica

Os trabalhos de desinfestação precisam ser programados, e essa programação deve ser informada com grande antecedência a todos. Determinadas ações de controle provocam o desalojamento de pragas, aumentando o seu contato visual com os moradores — que podem imaginar que a situação piorou.

Portanto, oriente e informe a respeito das ações planejadas. Também é importante que as ações sejam conduzidas por empresas especializadas, além de repassar a todos as recomendações sobre o que fazer e o que evitar.

Como você pôde ver, o controle de pragas urbanas é uma iniciativa indispensável e que deve ser conduzida essencialmente por empresas habilitadas para esse fim. Ao mesmo tempo, é preciso orientar e estimular condôminos e funcionários a participarem como facilitadores do processo. Para conferir mais dicas de gestão condominial, siga nossas redes sociais.

Fonte: pactonet.com.br

Compartilhe
AGENCIAPAZ

AGENCIAPAZ

Somos especializados no desenvolvimento de sites profissionais e utilizamos as mais modernas técnicas para web design existentes na internet. Mesmo para pequenos negócios, o desenvolvimento de sites é um passo indispensável para ganhar destaque no mercado

Sobre a Villa Nova Condomínios

A Villa Nova é especialista em administração de condomínios de casas, apartamentos e unidades comerciais, oferecendo ao síndico e moradores um serviço profissionalizado e fundamental para uma boa gestão do andamento condominial.

Oferecemos ao síndico e moradores um serviço profissionalizado e fundamental para uma boa gestão do andamento condominial.

Com mais de uma década de experiência no setor, a Villa Nova é referência quando o assunto é administradora de condomínios, prestando atendimento personalizado e trabalhando em prol de suprir as demandas individuais de cada edificação em específico. Saiba mais, entrando em contato!

Guarulhos e Região Metropolitana

Taubaté e Vale do Paraíba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *